Restaurantes do Porto Formoso! Que tal!?

No primeiro fim de semana de Julho coube-me a nobre missão de guia turístico. Após uma passagem pela Lagoa do Fogo e Monte Escuro fomos almoçar ao Amaral. Como as visitas eram do continente tive de explicar a diversidade de peixe existente no menu. Assim, após uma aula de gastronomia marinha o menu escolhido foi o seguinte:

Entradas: quejo fresco de cabra, arroz de lapas e pão caseiro.
Pratos principais: caldeirada de congro, garoupa grelhada e cherne grelhado.
Sobremesa: ananás

A caldeirada de congro estava fabulosa e as convivas também não se pouparam em elogios em relação a todas as comezaimas. No final fomos tomar café, com um sol magnífico e a paisagem da Praia dos Moinhos em pano de fundo. Ouvi mais elogios, agora em relação à praia e à paisagem. Senti-me bem em dizer "sou de cá".

Como se sabe a gastronomia do Porto Formoso é variada e de muita qualidade. Actualmente existem dois restaurantes: O Amaral e o Cantinho do Cais, que ao que parece têm fama em toda a ilha. Encontrei este registo na página do NetMenu....

http://www.netmenu.pt/rest_ficha.asp?RID=1329


O Amaral - Casa de Pasto
Rua José do Canto, 28 Porto Formoso Telefone:296442258


Comentário: Uma tasca de aldeia com um enorme balcão, onde se bebe uns copos e se pode trincar qualquer coisa ligeira. Por detrás do balcão uma sala pequena, com meia dúzia de mesas, de uma simplicidade extrema. Pai e filho dão vida à casa e a mãe confecciona os pitéus que hão-de vir à mesa. No primeiro piso há uma esplanada resguardada para o Verão.
Comida simples, bem temperada e acompanhada por bom vinho da região. Queijo de cabra e queijo de S. Jorge. Sopa de peixe. Morcela frita ou grelhada. Arroz de lapas. Polvo assado. Chicharrinhos fritos. Petinga. Garoupa grelhada. Torresmos com inhames. Carne guizada. Assaduras (rojões). Bife de porco. Ananás. Pastelinhos caseiros. Vinho de cheiro. Terras de Lava. Boa lista de vinhos.

Apreciação de José Silva: Muito bom

-----------------------------------------------------------
O Amaral e o Cantinho do Cais são bons restaurantes? Qual deles é melhor?

Comentários

Anónimo disse…
PARABÉNS REGEDOR POR MAIS ESTE CONTRIBUTO.

UMA SUGESTÃO - APENAS UM ARTIGO POR SEMANA PARA NÃO ACABARES O TEU STOCK.

ZÉ NINGUÉM
Anónimo disse…
continua assim pois é melhor que lançar posta de pescada como está sendo lançado nesses comentários

SABUGO
Anónimo disse…
O Sr. Regedor esqueceu de falar do outro lado da comida. é que para além da comida é lá que se fazem os grande negocios de FARINHA
Anónimo disse…
Com farinha ou sem farinha isso pouco intereça para esse blogger
Quando é que vão começar a fazer comentarios construtivos?????

Sabugo
Anónimo disse…
isto está a abandalhar....CUIDADO
Anónimo disse…
MAS, MESMO MUITO CUIDADO..................
gostava de inserir um novo tema:
o aproveitamento turístico dos banhos férreos da Ladeira da Velha!!!
VIVA á uimcopetência do vosso presidente de junta, à deficiência do vosso mayor (PEDRINHO, e claro à população do porto formoso que pouco faz para contribuiur para o desenvolvimento da freguesia. Olhem o exemplo da Maia!

novo tema de debate: BOICOTAR AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS COMO FORMA DE PROTESTO PELA COMPROVADA IMCOPETÊNCIA DOS SUPOSTOS CANDIDATOS A CANDIDATOS PARA pRESIDENTE DE jUNTA DE fREGUESIA(eMANUEL fARIA E O JOÃO FURTADO)


aSSINADO: PIJEDEU
Anónimo disse…
Pois e, o blog tem um problema estrutural! Qualquer utilizador pode enviar um comentario com o nick name de outro utilizador. Vou exemplificar:
Eu posso, como "cavalete", dizer mal do "Ze ninguem" e depois, como "Ze ninguem", dizer mal de mim proprio. Aos olhos do blogger menos atento, isto pode parecer um grande enredo mas na verdade nao passa de um "enredo virtual". Ha mesmo a possibilidade de se criar um debate virtual com apenas 1 utilizador, embora pareca que estao a participar no debate 10 ou 11 pessoas diferentes.
Cada blogger so devia efectuar comentarios com um determinado nick name, associado a um determinado e-mail. Se nao tem e-mail ou nao quiserem dar o actual e-mail, podem sempre ir ao hotmail e criar um e-mail. Claro que so o regedor teria conhecimento dos e-mail associados a cada utilizador.
Isto pode parecer pura discussao virtual mas nao deixa de fazer sentido.
Ja agora, quem fala e o cavalete, o proprio!
O Regedor disse…
E a comida dos restaurantes!? Não será um bom tema para comentar? Aceitam-se comentários construtivos.

PS. concordo com o cavalete: os ilustres comentadores deviam-se registar!
Anónimo disse…
Um ilustre colaborador pediu ao Regedor informação sobre a maneira de poder colocar um texto no blog.

Apesar da resposta do Regedor, a verdade é que ainda não vimos nada; a não ser que tenha havido censura.

Ficamos a aguardar.

Zé Ninguém
Anónimo disse…
Respondendo ao desafio do Regedor digo que se como bem em três locais do Porto Formoso - Restaurante da Praia / Amaral e Cantinho do Cais.

Gostaria apenas de acrescentar que é pena o restaurante da Praia não ter uma ementa mais variada o que contrasta com o seu lindo enquadramento e decoração.

Quanto ao Cantino do Cais, lamenta-se o ambiente de fumo e de barulho, próprios de uma tasta do terceiro mundo.

O Amaral ainda é o menos mau.

Zé Ninguém
O Regedor disse…
Apesar do ambiente de tasca do 3º mundo ser bem real na maioria (totalidade?!) dos dias no Cantinho do Cais, a verdade é que ao Domingo e Sábado não há lugar para estacionar devido aos carros topo de gama que ocupam a rua do jardim.
Anónimo disse…
tu qués terceiro mundo, oh "sopinhas de leite" dás a volta à ilha e o melhor cardápio de peixe é no cavalete(cantinho do cais) tanto é que o ppl espera pelo peixe logo após a sua chegada ao porto para depois o saborear, vá masé comer peixe congelado pó farol de pdl.
Anónimo disse…
Aconselho pessoal devorador de peixe que façam as suas encomendas ao clube de pesca pf
Anónimo disse…
A informação que tenho é que a maioria das pessoas pensa que o peixe servido no Cantinho do Cais é apanhado no mar do Porto Formoso.

A realidade é bem diferente.

Essa diferença é colmatada por uma excelente cozinheira.

Não é do terceiro mundo um restaurante que permite que o José Adriano lá trabalhe.

Esse cavalheiro tem boletim de sanidade??.

Zé Ninguém
Cavalete disse…
Caríssimos bloggers!
Concordo com muitas das opiniões acima mas gostaria de lançar a seguinte reflexão. Pode até ser verdade que o restaurante "Cantinho do Cais" (vamos designá-lo por "Jorge")não tem boas condições em termos de ventilação, que o Adriano já não vai ao médico há vinte anos ou que o próprio dono Jorge vai à casa de banho e depois, sem lavar as mãos, vai servir à mesa, mas não nos esqueçamos que tudo isto faz parte de uma estratégia de diferenciação. Esta estratégia é sobretudo benéfica para o cliente. É verdade. É tudo isto e a excelente comida que fazem do Jorge uma taberna carismática, com uma identidade própria. Os clientes (nós todos), quanto mais poder de escolha tivermos melhor! NINGUÉM É OBRIGADO A COMER NO JORGE. O importante é que possamos escolher entre vários tipos de ambientes. Não concordo que o Jorje mude muito de visual e de modo de organização. Se o fizer perderá todo o valor que lhe está inerente. A marca "cavalete" (alcunha que também lhe é atribuida), contempla todos os aspectos já referidos acima. Conheço muitos professores, políticos, médicos, advogados, empresários, etc que adoram comer no Jorge, especialmente devido à conjugação de boa comida e ambiente por vezes bizarro. Em alguns casos, já tive pessoas que me dizeram que adoravam ir ao Jorge em dia de Benfica-Porto. É nestes dias que a poluição do ar(fumo intenso de cigarro, silagem e tról) e o clima de confronto fisico e verbal se torna mais evidente. Existem alguns ilustres clientes que adoram estar a jantar uma caldeirada e ao mesmo tempo verem o Jorge a "atirar" o cápira (alcunha de um agitador crónico)pela porta fora. Já imaginaram que existem poucos locais no país onde é possivel ter esta combinação. Depois já repararam no ambiente em frente ao Jorge depois do Benfica-Porto. Tudo é possivel. Nos tempos do nosso querido passeta (alcunha de um crónico pensador, que infelizmente já faleceu e que mereçe todo o respeito), assitiamos a lutas acrobáticas no meio da rua. Ou poderia referir o caso do nagalha (alcunha de um crónico subsidiário do RMG), que tanto adora ameaçar a população com os seus inponentes cães.
Caros bloggers, não peçamos muita alteração ao Jorge. É evidente que concordo que haja o minimo de condições higienico-sanitárias, mas não deixemos o Jorge perder a sua mística!!!
É mais benéfico para os amantes do Porto Formoso terem eventualmente mais um concorrente na restauração, do que o Jorge alterar o clima que o caracteriza. Três resturantes na zona da freguesia não fariam mal a ninguém. Até concordo que seja o Jorje (o dono) a abrir o terceiro, com uma nova imagem. Mas que ele nunca encerre o actual Jorge.
Claro que esta opinião não irá merecer todo o consenso, mas é para isto que existe este site.
Bem hajam!
O Regedor disse…
Para o Jorge cito Mia Couto: onde nada se passa, tudo pode acontecer!
O Regedor disse…
Sr. Sra. águia. Confirmo as suas palavras em relação à melhor tasca do P. Formoso, a tasca do Viana. Quase que fico com remorsos de não a ter referido na página principal do blog. Realmente come-se mto bem e a um preço fora do comum. Seria até um bom tema para um assunto de primeira página deste blog. A ver vamos.
Entretanto bons petisco na tasca do Sr. Laudalino Viana
karrote disse…
amigos do porto formoso nao desistem de lutar pelo bem estar da nossa gente
Olá a todas as pessoas do Porto Formoso,a nossa freguesia bem que precisa de um bom restaurante ,porque á grandes mulheres que são artistas na culinária .

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso