Casa do Povo

"O concurso para recuperação do edifício-sede da Casa do Povo foi lançado em Agosto de 2005, mas erros processuais acabaram por ditar que fosse impugnado.

O edifício continua, desde então, ao abandono, à espera que seja lançado novo concurso. E, apesar de oficialmente os serviços da Casa do Povo estarem instalados no Centro Social e Paroquial da freguesia, a verdade é que a instituição persiste sem actividade. “Por falta de espaço já não temos nada”, diz Laudalino Moniz Rodrigues, presidente da direcção da Casa do Povo. “Apenas o Grupo Folclórico continua ligado à Casa do Povo”, refere.

“Lançámos um primeiro concurso, em Agosto de 2005, mas foi impugnado por uma empresa”, conta o responsável. Sem adiantar muito mais, explica que “a impugnação deveu-se a uma irregularidade no processo do concurso”.

A direcção da Casa do Povo decidiu então recorrer aos serviços de um advogado. Mas o atraso provocado pela impugnação vai já em um ano e meio.

“Pensámos que seria possível lançar o segundo concurso mais cedo, mas acaba sempre por haver obstáculos que são sobretudo burocráticos e que fogem ao nosso alcance”, justifica o responsável. “Os próprios custos do projecto tiveram de ser reavaliados”, explica.

Além disso, sublinha Laudalino Rodrigues, “dependemos muito da colaboração voluntária das pessoas”. E, também por essa razão, o processo demorou mais.

De qualquer forma, a direcção conta poder lançar a obra a concurso no próximo mês de Fevereiro. A intervenção vai custar cerca de 300 mil euros e já tem financiamento assegurado. De acordo com um protocolo firmado entre a Casa do Povo e a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais e a Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos, os dois departamentos do Executivo Regional vão partilhar os custos.

O edifício de traça antiga está em muito mau estado. “Está cheio de fendas”, diz o presidente da direcção. A obra servirá para recuperar o edifício.

Quanto às actividades futuras - depois de concluídas as obras - ainda não há muitas ideias. Laudalino Rodrigues explica, no entanto, que quando o projecto de recuperação foi elaborado, a intenção era criar condições para o funcionamento de um Centro de Dia para Idosos e dinamizar o espaço, através de protocolos com outras entidades.

Mas, diz Laudalino Rodrigues, “ isso já deve ser para outra direcção”. Não está com vontade de permanecer à frente da Casa do Povo, porque, explica, “eu já estou fora do Porto Formoso há dez anos e já me basta ser voluntário na Santa Casa da Misericórdia da Maia” (presidente da direcção)."

Notícia do jornal Açoriano Oriental na edição de hoje, dia 30/12/2006.
Sublinhados feitos por mim. Ver capa do jornal aqui.
Evidências e revelações...

Comentários

JASRAPOSO disse…
Neste novo ano desejo a todos um OCEANO de felicidades, um PICO de êxitos, uma passagem de ano GRACIOSA, a liberdade de um CORVO, a beleza das FLORES, o sossego de um FAIAL, a benção dos anjos S. MIGUEL E S. JORGE, o perdão de SANTA MARIA, a contemplação da TERCEIRA, e um vulcão de saúde.

FELIZ 2007
deus2 disse…
Esta notícia é uma palhaçada.
Alguém soube do concurso de Agosto de 2005? Agora sabe-se pela voz do presidente que esse concurso tinha irregularidades!

A entrevista é boa em duas coisas: o presidente admite que a Casa do Povo não faz nada e está em ruinas. Vai haver eleições ninguém sabe quando será. (será que vai haver? se houver vai ser depois do concurso ter sido cozinhado.

Isto tudo é uma grande trapalhada.

adeus
Cavalete disse…
Puro despesismo!

Mas porque e que se vai dispender 300.000€ na recuperação do edificio da Casa do Povo se o Ricardo Silva ja disse que esta a desenvolver esforcos junto do Governo Regional para garantir financiamento para o centro multisuos?

Sera um escandalo se o governo regional gastar o dinheiro do contribuinte em duas obras a menos de 200 metros uma da outra.

Nao seria mais racional vender o edificio da junta de freguesia, a casa da Sra Ines ao lado da igreja, o edificio antigo da casa de povo e, com o dinheiro dai resultante mais o apoio do governo, acabar de uma vez por todas o centro multiusos, sediando ai a casa paroquial, junta de freguesia, casa do povo, etc.

Julgo que a populacao do Porto Formoso nao esta a pedir a recuperacao do actual edificio da casa do povo. O que se esta a pedir e a recuperacao da actividade social e cultural da instituicao casa do povo.
ratol disse…
A direcção da Casa do Povo não sabe quais as actividades a desenvolverem, não há ideias.

Primeiro queriam fazer um centro de dia para idosos (o centro multi-usos não vai ter um????)! Uma freguesia com tao pouca coisa a ideia deles é fazer duas vezes a mesma coisa, mas pelos vistos já não sabem bem se va ser isso.

Acreditam que o Governo Reginal vai dar de mao beijada 300 mil euros a uma direcção ausente e sem rei nem roque!!!!
Eu acredito no Pai Natal!!!!

Abraços para o pessoal do Porto Formoso e não dexem atirar areia pos olhos
JAGPacheco disse…
Em primeiro lugar estou de acordo, com o comentário do colega Cavalete!

Se bem me lembro, aquando o rescaldo do sismo do Faial / Pico. As famílias, com as habitações mais afectadas ou em condições precárias, das freguesias rurais. Temendo as réplicas, refugiaram-se (onde os havia) nos salões multiusos. Na época, um Sr. Secretário Regional, afirmou publicamente, que o Governo iria dotar todas as freguesias da Região com uma daquelas infra-estruturas.

Relativamente aos outros imóveis abordados:

O imóvel da Casa do Povo, por motivos que já referi no Blog, deveria ser demolido. E aquele espaço aproveitado para ampliar o Jardim e construir um parque infantil.

A casa da Sr.ª Inês, poderia ser utilizada como permuta, um dia que venham a pensar na ampliação do adro e largo da Igreja.

A junta de freguesia dada a sua excelente localização. Daria um bom Centro de Interpretação e Posto de Turismo do Porto Formoso.

Como já aqui foi afirmado pelo Regedor, o desenvolvimento sócio cultural do Porto Formoso passa pelo centro multiusos!

Saudações Formosas
JAGPacheco disse…
Andamos sempre a tapar buracos!

As obras de drenagem das águas pluviais da Rua de N.ª Sr.ª da Graça merecem que se coloque algumas questões:

Houve algum estudo de “impacte ambiental” que tivesse previsto, as centenas de metros cúbicos de terra franca que nos últimos Invernos poluem a baia do Porto Formoso? Será que o Edemundo Pacheco, ainda apanha camarão no meio do lodo? A descarga teria necessariamente de ser feita numa zona balnear?

Do projecto inicial constava apenas a construção do aqueduto, com a descarga livre das águas sobre as barrocas do mar. Ou o projecto contemplava a construção de uma vala de drenagem até ao mar, com degraus de perda de carga. Tendo como objectivo, a água perder energia e não provocar erosão nos terrenos adjacentes?

A obra entregue pelo empreiteiro e aceite pelo dono da obra estaria de acordo com o projecto inicial? A lei das empreitadas prevê um prazo legal de garantia em que o empreiteiro se responsabiliza, perante o dono da obra, por eventuais defeitos ou anomalias? Quando a primeira manilha (caiu) chegou à areia do cabo, o prazo já estava ultrapassado?

Não é fácil, tapar buracos com 165 mil euros!
O Regedor disse…
Ponto de situação: parece evidente que todos os bloggers acham necessário que qualquer coisa mude no estado actual da Casa do Povo do Porto Formoso.

Após esta entrevista, aqui qualificada de "um pouco polémica", ainda fiquei mais confuso.

Em primeiro lugar porque estava previsto haver um centro de dia para idosos no Centro Multiusos, logo não faz sentido gastar 300.000€ para fazer o mesmo na Casa do Povo.

Segundo lugar: partindo do princípio que a actual direcção vai sair, como pode deixar a próxima direcção condicionada por um concurso que poucos concordam?
Caro sono1, quem é que vai querer assumir uma candidatura à Cada do Povo nestas condições?
O normal é a actual direcção deixar espaço para que a nova direcção decida, mas já há muito tempo que o "normal" não se verifica por estas bandas...

Certo é que não há uma visão global de desenvolvimento na nossa freguesia. A Junta puxa para um lado, o centro multiusos para outro (actualmente não puxa para nenhum lado porque está parado), a Casa do Povo para outro, a Igreja para outro e assim aumentam-se os gastos (como disse o blogger Cavalete), dispersam-se recursos, duplicam-se valências e aumenta o mal-estar entre os responsáveis das instituições.

O Porto Formoso e as suas gentes ficam a perder.

Cumprimentos

ps. Caro JAGPAcheco, em breve vai haver post sobre a "cratera" que se abriu no fim da canada do cemitério.
Cavalete disse…
Parece que a junta de freguesia abandonou a ideia de colocar lombas na rua direita do Porto Formoso.

Havera quem concorde com esta decisao. Eu, pessoalmente, sou totalmente contra. O excesso de velocidade dentro da freguesia e o pao nosso de cada dia. Oxala que nunca aconteca nada de grave.

Sem a devida fiscalizacao pela policia, as lombas sao, no meu entender, a solucao mais adequada a limitacao da velocidade dentro da freguesia.
Cavalete disse…
Gostaria de chamar a atencao da junta para o desnivel (a quem lhe chame buraco) que esta a entrada da rua do Jaime Tabua? Cinco ou seis pas de asfalto resolvem o problema.
Cavalete disse…
Fiquei feliz por saber que pelo menos duas pessoas, uma residente no Porto Formoso e outra natural do Porto Formoso e agora a residir em Ponta Delgada, entraram em licenciaturas da Universidade dos Acores no regime para maiores de 23 anos. Espero que muitos mais sigam estes passos.
deus2 disse…
A secretaria já tapou o buraco com umas pás de asfalto e aproveitaram para tapar mais uns buracos no caminho.

adeus
JASRAPOSO disse…
A degradação a que chegou a Casa do Povo leva-nos a perguntar - O que fez o Porto Formoso para merecer isto?

Numa freguesia cheia de potencialidades, onde predomina a intriga política, o ódio, a inveja, alguma violência e também brutalidade, é isto que dá como resultado.

A grande maioria da nossa polulação é constituída por gente boa e sã, que tem vindo a suportar com muita resignação o triste fado que alguns iluminados procuram impor.

Oxalá todo este sofrimento seja pronúncio de um futuro melhor e mais digno para todos, neste ano que agora se inicia.
JASRAPOSO disse…
O jornal Açoriano Oriental de hoje informa que a PT está a instalar uma central digital de comunicações no Porto Formoso
JASRAPOSO disse…
Caro(a) Sono1

Está na página 8

Votos de boa semana de trabalho
O Regedor disse…
Caros bloggers,

a questão da central digital de comunicações foi apresentada, há já algum tempo n'A Casa da Mosca em post:

http://acasadamosca.blogspot.com/2006/09/central-digital-de-telecomunicaes.html


Cumprimentos
JASRAPOSO disse…
A RTP-AÇORES no seu Telejornal das 20HRS de ontem informou que tinha havido uma decorrada nos terrenos do Jorge Siva, junto ao Jardim.

Este desabamento teve tal dimensão que cobriu algumas embarcações no porto de barcos.

Oxalá que este triste acontecimento tenha contribuido para chamar à atenção das autoridades no sentido de darem muito maior atenção no que se está a passar naquela zona do Porto Formoso

Estaremos cá para ver e comentar...

Mensagens populares deste blogue

Agenda para o fim de semana

Trilho da Ladeira da Velha? Sim, não ou talvez.

Duas fotos e finalmente um festival no Porto Formoso